Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini |
Em discurso, Beto Grill afirmou que o combate às desigualdades passa por avanços no setor primário, em especial na agricultura familiar. Disse que o desenvolvimento se faz a partir do fortalecimento das nossas potencialidades e "ter órgãos como o Conselho, que pensam para onde vamos e o que queremos, vai ser importante para o Estado". Ele acredita que o CDERS deve se consolidar como um espaço fundamental para apontar novas políticas para o desenvolvimento rural do estado".
O secretário Ivar Pavan lembrou do desafio que o Conselho terá: orientar quais políticas vão ser implementadas e como elas vão chegar ao público beneficiado, especialmente, aos agricultores familiares. Pavan reforçou, ainda, a importância da instalação do CEDRS, dizendo que as cadeias produtivas ligadas ao campo respondem por 50% do PIB gaúcho, sendo 27% oriundos da agricultura familiar.
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini |
Câmaras
Após a instalação do Conselho e posse dos conselheiros, foi realizada a primeira reunião, na qual foram aprovados o regimento interno e a criação de 17 comitês regionais. Além disso, os conselheiros aprovaram as câmaras temáticas (Crédito Fundiário, Política e Credenciamento, Assistência Técnica e Extensão Rural - Ater, Infraestrutura e Serviços, Energias Renováveis e Agroecologia). Foram aceitas a inclusão na Câmara de Energias Renováveis, a Câmara de Agroenergia da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), bem como a Cooceargs e o IRGA, na Câmara de Agroecologia, e as Cooperativas de Crédito, na Câmara de Crédito.
Na solenidade, compareceram, entre outras autoridades, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), representantes da Caixa Econômica Federal, da Emater, o prefeito da Ivorã, Luiz Fernando Marin, (Famurs), o secretário-adjunto da Seapa, Cláudio Fiorese, e o diretor de Agricultura Familiar da SDR e secretário-executivo do CEDRS, José Batista. Pela Ceasa (Central de Abastecimento do RS), estavam presentes Lotário Vier (presidente), Gerson Madruga (diretor técnico-operacional) e Paulo Tavares (diretor administrativo e financeiro).
Texto: Roger da Rosa
Foto: Cláudio Fachel
Edição: Redação Secom (51)3210-4305
Nenhum comentário:
Postar um comentário