segunda-feira, 2 de abril de 2012

Semana da Poesia presta homenagem Póstuma a Barbosa Lessa

Fotos: Jossana Fehlberg
A Associação Amigos da Água Grande - Fundação Barbosa Lessa, em parceria com a Casa do Poeta Camaquense (Capocam), realizou neste domingo (01), no Sítio Água Grande, uma homenagem póstuma para marcar os dez anos da morte do escritor Barbosa Lessa. Organizado pela Criarte Marketing & Eventos e promovido pela Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento contou com o apoio do Núcleo de Pesquisas Históricas e do CTG Camaquã. A atividade integrou a programação da XVI Semana da Poesia, que nesta edição tem como tema central “Dez anos sem Barbosa Lessa - o Apóstolo da Cultura Gaúcha”. A Semana, que iniciou na noite de sexta-feira com o tradicional Cafezinho Poético-Musical se estende até o dia 5 de abril com diferentes atividades culturais.  

A homenagem foi marcada pelo descerramento de uma placa alusiva à data e pela inauguração da matriz do busto do escritor esculpida pelo artista camaquense Marcelo Rosales. Durante a festividade, o presidente da Capocam, Catulo Fernardes, relembrou a campanha “Os 20 Gaúchos que Marcaram o Século XX”, realizada pela RBS/TV em 1999, quando os camaquenses através das entidades e escolas realizaram uma mobilização intensa para que o nome de Barbosa Lessa ficasse entre eles. “Em apenas duas semanas, os camaquenses enviaram mais de 10 mil cupons e colocaram o nome de Barbosa Lessa entre os vinte mais votados. Desta forma, prestamos uma justa e merecida homenagem ainda em vida à Barbosa Lessa”, destacou. A presidente da Fundação Barbosa Lessa, Solange Renner, falou da alegria e honra de presidir uma entidade de relevante representatividade cultural. “Sinto-me honrada por estar à frente da Fundação e poder, juntamente com todos, prestar mais essa homenagem ao gaúcho Barbosa Lessa que deixou muita história e cultura ao nosso Rio Grande do Sul”, salientou. 

Fotos: Jossana Fehlberg
Os visitantes que acompanharam as homenagens desfrutaram ainda de uma tertúlia, seguida de um carreteiro. A cerimônia foi prestigiada pela viúva do escritor, Nilza Lessa, acompanhada do filho Guilherme Lessa e da nora, além de autoridades e representantes de entidades. “Agradeço a todos 
por esta demonstração de carinho”, disse emocionada Nilza.



Fotos: Jossana Fehlberg

Fotos: Jossana Fehlberg
Fonte:Prefeitura de Camaquã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares