Funciona desde meados do mês de maio, junto ao Espaço do Produtor, no Centro Administrativo da Prefeitura de Sentinela do Sul, no centro da cidade, os serviços do Posto Veterinário Zootécnico (PVZ) de âmbito local.
O novo serviço, que ora fica disponibilizado para atender a cerca de 300 produtores do município, está diretamente ligada a Inspetoria Veterinária Zootécnica (IVZ) de Tapes. No PVZ de Sentinela do Sul estarão sendo distribuídas, inicialmente, as vacinas contra a febre aftosa, cujo prazo de retirada das doses da 1ª etapa, se encerrou no dia (8), deste mês.
Segundo a médica veterinária, integrante da IVZ de Tapes, Adriana Reckziegel, todo o produtor rural que tenha alguma espécie de bovino ou bubalino sua propriedade deve estar em dia com esta vacinação, bem como, a documentação obrigatória, a qual discrimina a existência, na propriedade rural, de todos os animais que possam vir a ser alvo de alguma doença contagiosa como a aftosa, a brucelose, tuberculose, por exemplo.
“Estamos montando este posto no município, com vistas a oferecermos de modo mais rápido e prático os serviços que ora, eram oferecidos em Tapes”, afirmou a médica veterinária.
A profissional alertou ainda que tanto o prazo da obrigação para com a vacinação da aftosa quanto da apresentação aos profissionais da inspetoria e do posto local, da Declaração Anual de Rebanho e comprovação da vacinação, será até o dia (15) deste mês, conforme prescreve a Portaria nº 55/12 de 30/04/2012, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA).
Na região Costa Doce, além de Sentinela do Sul e de Cerro Grande do Sul, que implantou em 2008, o mesmo sistema, as cidades que possuem o serviço avançado de zootecnia são: Arambaré, ligada à Camaquã, e pela IVZ da Barra do Ribeiro, as cidades de Mariana Pimentel e de Sertão Santana.
A medida de implantação deste posto veterinário na cidade, de acordo com o médico veterinário e chefe da Inspetoria na região, Claudinei Socca da Silva, nasce de uma ação, através de convênio entre as partes, que prescreve a colaboração mútua entre Estado, por meio da SEAPA e o Poder Público Municipal, com objetivo à realização de atividades de fomento a produção animal, defesa sanitária, zootecnia, inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.
“O convênio é um passo importante na independência do Município nesse sentido, já que as fichas dos produtores encontram-se na inspetoria facilitando o contato com cada um, em todos os sentidos”, salientou Socca.
Por fim, a médica veterinária, Adriana Reckziegel, pediu que os produtores evitem as multas e inconvenientes, advindos da não regularização e aplicação da vacina da aftosa em seu rebanho e animais: “ O valor da multa varia em 2% do valor dos animais existentes na propriedade. Contudo, estamos seguros de que todos os produtores locais irão cumprir os prazos legais”, ponderou.
Assessoria de Comunicação Social
Bira Costa/DRT 9299/9666-6491
comunicação@sentineladosul.rs. gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário