quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Adão Villaverde assume o governo do Rio Grande do Sul

O vice-governador Beto Grill (PSB) transmitiu ontem o cargo de governador ao presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), que ficará no comando do Executivo estadual até sexta-feira. O governador Tarso Genro (PT) está em férias, em Cuba.

Vice Beto Grill (c) viajou para o Uruguai e passou o cargo a Villaverde (e)
FREDY VIEIRA/JC
Grill, que estava comandando o governo desde o dia 2 de janeiro, embarcou no final da manhã de ontem para o Uruguai. O vice-governador irá com uma comitiva a Montevidéu buscar acordos comerciais com o País. "Temos necessidade de continuar a agenda que pode trazer importantes relações com o país vizinho", sinalizou.
No período, o vice-presidente da Assembleia, deputado José Sperotto (PTB), assume a presidência do Parlamento gaúcho.
Na cerimônia de transmissão do cargo, ontem, Grill destacou que Villaverde tem capacidade de comandar o Executivo. "Entrego em mãos tranquilas e visão serena para continuar o processo de gestão", afirmou.
Villaverde ressaltou que o maior desafio durante a breve gestão será garantir o encaminhamento de recursos para as regiões afetadas pela estiagem. "Estamos nos comunicando com a Casa Civil (da Presidência da República), em Brasília, no aguardo das medidas que poderão ser tomadas pela presidente Dilma (Rousseff, PT)", informou.

De acordo com o governador em exercício, o Executivo está mobilizando os secretários da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi (PT), de Obras e Irrigação, Luiz Carlos Busato (PTB), e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan (PT), em Brasília para superar entraves e a burocracia que impede a transmissão de repasses.

"Também há essa questão dos R$ 18 milhões em recursos, que estão à disposição em Brasília. É importante registrar que tenho em mãos um ofício, de 21 de novembro, do governador Tarso Genro se dirigindo ao ministro (da Integração Nacional, Fernando) Bezerra, pedindo para alterar a possibilidade de aplicação dos recursos para outras possibilidades, porque eles estavam em certa medida engessados", acrescenta.

Villaverde ainda afirmou que irá tomar medidas administrativas, entre elas a sanção de projetos aprovados pela Assembleia - como o que amplia a participação dos produtores no Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) e que aumenta em 50% dos valores arrecadados os repasses do Fundo para o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

O petista também projetou para os próximos dias um encontro do governo com um conjunto de entidades para preparar a instalação de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz no Estado.
Fonte:JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares