segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Idosa vive em hospital há cerca de 40 anos em Palmeira das Missões, RS


Amélia, como é conhecida, perdeu os pais e não tem contato com irmãos.
Mulher possui deficiência na fala e se comunica por gestos.

Sem família, uma mulher vive há cerca de 40 anos no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (RS), a 368 quilômetros de Porto Alegre. Amélia, como é conhecida, foi acolhida pela casa de saúde após a morte dos pais e a perda do contato com os irmãos. Com deficiência na fala, ela se comunica por meio de gestos com a equipe do hospital — que não tem registro de sua chegada nem sabe sua idade exata.
"A família da Amélia é a família do hospital, as pessoas que trabalham aqui. Eu entendo que ela nos reconhece como família", diz o superintendente do hospital, Dickson Zapp Lagomarcino. Os gastos são bancados pela própria instituição.
Amélia não tem problemas graves de saúde, mas se submeteu a alguns tratamentos durante o período em que adotou o Hospital de Caridade como casa. Ela nunca foi registrada em cartório, mas moradores da cidade que dizem conhecer a família estimam que sua idade seja de mais de 80 anos.
"Ela gosta de ver televisão em uma salinha aqui do hospital", conta a servente Jeorgina de Souza Bueno, que acompanha Amélia. Além dos funcionários do hospital, a idosa recebe a visita de poucos amigos. É o caso de Marilene Martins Brizola, cujo pai era amigo da família de Amélia.
"Meu pai contava que a família dela vivia no mato e não tinha nada. Eles passavam dificuldades", diz Marilene.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares