quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

30 Times mais valiosos da Região SUL

A região é composta por apenas três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De maneira geral, considerando a média de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e outros parâmetros, é a mais desenvolvida região brasileira, com razoável distribuição de renda e poucos e localizados bolsões de pobreza.

Antes de mostrarmos os números de mais um estudo preparado pela Pluri Consultoria, uma observação que, de certa forma e em certo grau, vai permitir entender melhor algo que os números mostrarão: no extremo sul do país e da região encontramos o Rio Grande do Sul. No extremo norte dessa região, o estado de São Paulo. Ao sul, o Rio Grande divisa com Santa Catarina, estado que, inclusive, abriga razoável número de gaúchos, especialmente em sua porção oeste. Ao norte, o estado do Paraná divisa com São Paulo, do qual, inclusive, foi parte até 1853, quando, como punição ao envolvimento paulista numa revolta contra o Império, em 1842, sua parte sul ganhou autonomia, nascendo, então, a Província do Paraná. Independentemente disso, a proximidade geográfica e a semelhança de terras e clima fizeram com que os paulistas, ao desbravar o sertão do estado, adentrassem o Paraná, principalmente sua região Norte. Por tudo isso, é grande a influência bandeirante em boa parte do estado. Que também tem, em parte de suas regiões sul e oeste, razoável influência gaúcha, por conta das migrações a partir de meados do século passado, principalmente. A presença desses vizinhos fortes com futebol idem, inevitavelmente acabou moldando um pouco o futebol paranaense e catarinense, especialmente, é claro, em suas regiões interiores.


A tabela acima nos mostra várias coisas, mas o primeiro olhar detecta uma forte assimetria na sua composição: o Rio Grande do Sul responde, sozinho, por 47% das equipes e 63% do valor estimado total da Região. Hipoteticamente, se o estado de São Paulo fizesse parte da Região Sul, essa assimetria seria quebrada em parte.


O valor total dos 30 times é de 334 milhões de euros, equivalentes a 767 milhões de reais. Internacional e Grêmio, os dois times mais valiosos, respondem, juntos, por praticamente 40% do valor total estimado para a Região, com 14 times gaúchos, 10 paranaenses e 6 catarinenses.


Considerando os valores de mercado, o Rio Grande do Sul responde por 483 milhões de reais, ou 63% como já foi dito, seguido pelo Paraná com 185 milhões, equivalentes a 24% do total e Santa Catarina responde por outros 100 milhões, representando 13% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares