quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Morte de mais de 70 torcedores em estádio de futebol gera protestos no Egito

Autoridades decretaram luto oficial

Egípcios reagem com indignação ao massacre em campo de futebol
 e carregam a bandeira nacional em frente ao estádio do time de Al Ahly, no Cairo
Foto: Amr Nabil / AP
A morte de ao menos 74 pessoas durante uma confusão entre torcedores de dois times adversários gerou nestas quinta-feira protestos no Egito. Manifestantes interromperam o tráfego nas principais avenidas da capital Cairo e se organizaram para ocupar a Praça Tahir, no centro da cidade. O local se tornou o símbolo da contestação nacional desde a renúncia do ex-presidente Hosni Mubarak, no ano passado.

Vários manifestantes se uniram a outros que estão acampados na praça desde 25 de janeiro - data em que celebram o início da revolta contra o regime Mubarak. Na tentativa de evitar novos conflitos, policiais reforçaram a segurança na região da Praça Tahrir. 

Egípcios lotam estação de trem à espera de amigos e parentes que
chegariam de Port Said ao Cairo nesta quinta-feira. Foto: AP
O clima de tensão aumentou, depois da confusão na quarta-feira envolvendo torcedores do time Al Ahly (do Cairo) e rivais do Zamalek (Porto Said, na costa). A confusão ocorreu depois de o árbitro ter apitado o fim do jogo, cujo placar foi 3 a 1 para o Al Ahly. As autoridades do Egito decretaram luto oficial.

Não há números precisos sobre a quantidade de feridos. Porém, a imprensa egípcia informa que são dezenas. De acordo com relatos, o policiamento no estádio onde houve o jogo era insuficiente e havia torcedores com facas e objetos cortantes. A tragédia ganhou o nome entre os egípcios de Massacre de Porto Said. 
Egípcios carregam caixão em necrotério do Cairo nesta quinta-feira. Foto: Mahmud Hams, AP
Fonte:ZH


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares