sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Curso de Permacultura na escola Chequer Buchaim

Foto: Jossana Fehlberg
Entre os dias 20 e 27 de agosto os professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Chequer Buchaim estiveram reunidos, juntamente com um grupo de supervisoras da Secretaria Municipal da Educação e de representantes da Fundação ZERI Brasil em Camaquã para participarem, nas dependências da escola, de um curso de Permacultura.

Permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (propriedades rurais, jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. Este curso é um desdobramento do Projeto Resíduo tem Valor, realizado através de um convênio entre o governo estadual, a Fundação ZERI Brasil e o município de Camaquã, que visa estabelecer um Plano de Estruturação das Cadeias Produtivas relacionadas ao manejo, aproveitamento e agregação de valor aos resíduos rurais e urbanos de Camaquã e foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, pela Escola Chequer Buchaim e pela Fundação ZERI, com apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento.

Os ministrantes do curso foram o João Rockett e Tatiana, do IPEP (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Pampa) fundado em julho de 2000, por João Rockett em parceria com a PAL - Permacultura América Latina, na cidade de Bagé, (RS/Brasil), onde mantém o Centro de Referência em Permacultura e Sustentabilidade. O Instituto tem experiência reconhecida nacional e internacionalmente no desenvolvimento de tecnologias e soluções nos eixos água, alimento, habitação e energia e realiza cursos, pesquisas e ações demonstrativas em várias regiões e cidades do Brasil, Índia, Moçambique, Argentina e Uruguai.

O curso foi dividido em 8 módulos diários. Durante a realização do curso, os participantes foram divididos em grupos para pensarem quais as necessidades da escola Chequer Buchaim e, em conjunto, elegerem as prioridades que serão trabalhadas, seguindo os princípios e a ética da permacultura, contando com a consultoria do representante do IPEP, Rockett, nos primeiros meses de implantação desta nova forma de trabalho.

As ações realizadas pelo IPEP neste curso, tem como espinha dorsal o desenvolvimento de uma consciência mais ampla no que tange o homem em seu meio, nas relações com outros seres humanos, e com toda vida sustentada pelo planeta. Propõe em ações práticas e em cursos de capacitação uma opção para uma forma de vida mais integrada com a natureza.

De acordo com biólogo da Prefeitura e coordenador local do Projeto ZERI, José Silvano Martins Gross, os participantes viveram, assim, uma semana rica em descobertas e vivências, numa parada para reorganizar o pensamento e trabalhar em grupo, ressaltando o valor da união, do diálogo, da simplicidade e do respeito à forma como a natureza organiza o ambiente. Nas palavras de uma professora participante, o curso é o marco de uma nova realidade para a escola.

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