O novo EcoSport é o primeiro produto global 100% projetado no Brasil. O modelo é o segundo lançamento global da marca no Brasil e, assim como a primeira geração (apresentada em 2003), chega para firmar a marca no mercado de SUV’s compactos no país. A Ford realizou na última quarta-feira (4) a pré-apresentação da nova geração do EcoSport. Os mercados sul-americano, africano e asiático serão os primeiros a receber a nova geração, que deve desembarcar neste ano. A Ford planeja vender o carro em cerca de 100 mercados por todo o mundo.
O novo EcoSport traz linhas mais robustas e deixou o carro com cara de mais "forte", sem tirar as características que marcaram o lançamento do modelo como o estepe posicionado na tampa do porta-malas. O modelo usa a mesma plataforma do New Fiesta e também é um dos primeiros carros no Brasil a contar com o conceito Kinetic, nova linguagem de design da Ford.
A apresentação feita em Brasília (DF) foi realizada simultaneamente no Salão de Nova Deli, na Índia, que abriu as portas nesta manhã. O evento contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o governador da Bahia (estado em que o carro será produzido) Jaques Wagner. As apresentações foram realizadas em países emergentes para destacar a força do setor nestes mercados, meio a crise econômica que afeta os maiores mercados do mundo.
Com a chegada do Duster, SUV compacto da Renault recém-lançado no Brasil, a Ford se viu em meio a uma queda brusca no volume de emplacamentos do EcoSport. Para se ter uma noção, a Renault é a quinta maior produtora do Brasil e emplacou, em novembro, 3.876 unidades do Duster. Comparada com a Ford que é a quarta maior fabricante e vendeu 2.756 do EcoSport, a marca francesa acaba de mostrar que veio para ficar no segmento de SUVs compactos.
Apesar de não confirmar a data de desembarque do novo EcoSport no mercado nacional, a Ford mostrou hoje “um protótipo muito fiel” do que está por vir, acredita-se que até o meio do ano. O preço foi outra questão que não foi levantada durante a apresentação do modelo, mas, observando o valor da versão de entrada do modelo que está disponível atualmente -R$ 48.490- e o do rival Duster -R$ 50.900-, dá para se ter uma noção de quanto o carro irá custar.
O motor da segunda geração
também não foi confirmado, contudo, a marca anunciou no final de 2011 uminvestimento de R$ 400 milhões na planta de Camaçari, na Bahia. O dinheiro será destinado a ampliação da linha de produção, que terá capacidade de fabricar 210 mil motores por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário