O Rio Grande do Sul irá receber R$20 milhões para investir na prevenção e recuperação das perdas causadas pela estiagem. A medida foi anunciada ontem, dia 9, pelo Ministério da Agricultura. Segundo informações do Jornal do Comércio, a verba, que faz parte do orçamento disponibilizado para o Estado no ano passado durante o período de enchentes, será liberada via Defesa Civil.
Ainda ontem, o Governador em exercício no Estado, Beto Grill, assinou o decreto de emergência coletivo, que beneficia de forma direta 93 municípios com liberação de verbas emergenciais.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo já perfurou 120 poços, além de firmar convênios para prefeituras para mais de 700 micro açudes. Já foram liberados também R$7 milhões em recursos da Consulta Popular. Segundo reportagem, o secretário Ivar Pavan, garantiu que o agricultor que tiver perda de 30% com laudo individual pode solicitar seguro, e, os com perda consolidada acima de 60% estão autorizados a colher para fazer silagem. Para ter acesso ao troca-troca de forrageiras com juros reduzidos da Feaper, é necessário que as prefeituras firmem convênios.
Para os Representantes da Associação dos Municípios da Região da Produção e Associação dos Municípios da Região Celeiro, são necessárias políticas de longo prazo, uma vez que a seca já é cotidiana para o produtor no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário