Dia é de reencontro e retomada da rotina escolar para mais de um milhão de alunos
Foto: Tadeu Vilani |
Para mais de um milhão de alunos da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, 55 mil estudantes da rede municipal de Porto Alegre e outros milhares espalhados por escolas dos municípios do Interior a segunda-feira é dia de voltar às salas de aula após o período de férias.
Nas escolas estaduais, a novidade é o aumento na carga horária e mudanças no currículo do Ensino Médio, que passa a ter integração entre as disciplinas e novos critérios para aprovação dos estudantes. Essas alterações começam no 1º ano e, gradativamente, serão incorporadas pelo 2º e 3º anos, até 2014.
Com os olhos nas listas nas paredes, alunos procuravam seus nomes nas turmas do Julinho
As alterações foram elaboradas pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc) a partir de setembro do ano passado, para preparar os alunos ao que qualifica como “mundo do trabalho”. Além de estudar as disciplinas tradicionais, como história, matemática e português, os estudantes deverão realizar uma pesquisa sobre um tema que lhes interesse. Para essa atividade, chamada de seminário integrado, terão 600 horas a mais ao longo dos três anos do Ensino Médio.
A Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus, na zona sul de Porto Alegre, é um exemplo de como os educandários públicos estão se adequando às mudanças. O diretor da instituição, Ruy Guimarães, faz restrições teóricas e práticas ao plano da Seduc. Também critica que houve pouco tempo para o debate na comunidade escolar.
– Não foi construído democraticamente – pondera.
Fonte:ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário