Foto: Gabriela Brito |
O mundo de possibilidades que a informática oferece a partir desta semana passou a fazer parte da vida de Luciana Jeske Spiering e Iberê Anaí Ramos Barbosa, alunas do curso de Informática para Deficientes Visuais promovido pela Prefeitura, através do Centro de Geração de Renda da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social. O curso oferecido a partir deste semestre tem como objetivo propiciar o desenvolvimento humano e social do deficiente visual através da inclusão digital: “É um curso que visa a inclusão e valorização do ser humano, visto que oportuniza o crescimento da pessoa em todas as suas dimensões, e essa é a razão do nosso trabalho”, confirma o coordenador do Centro de Geração de Renda, Leandro Decavatá.
A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira (16) e contou com a presença do coordenador Leandro, da instrutora de informática Monica Gonçalves e da presidente do MACAM - Sra. Sônia Ribeiro, entidade apoiadora da iniciativa e que patrocinou a vinda do Sr. Clóvis Kawski, o qual veio de Porto Alegre para fazer a capacitação da instrutora Monica, visto que ele é deficiente visual e trabalha como professor de informática. A Sra. Sônia representou no ato a secretária Marizabel Giacomuzzi e comentou: “É um prazer tê-lo conosco, pois nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas, atender a quem sente essa necessidade de aprender mais”.
O toque é fundamental para o aprendizado principalmente na hora do descobrimento do teclado, saber onde estão as teclas e quais as suas funções, mas este é apenas o início. “O deficiente visual tem condições de desenvolver atividades profissionais e pessoais através do computador e da internet”, afirma Kawski que é instrutor há 16 anos e já passou por diversas empresas e entidades. Para ele, o essencial é diminuir as diferenças e as barreiras e dar condições de acesso ao deficiente visual: “É um horizonte que se abre, a pessoa tem uma visão mais ampla da informação e melhora a qualidade de vida através da inclusão digital. Hoje, com a internet se tem acesso ao banco, ao lazer, à diversão, às notícias. É uma forma de se comunicar com o mundo, de estreitar os relacionamentos”, completa.
Luciana e Iberê estavam contentes por mais esta conquista: “Penso que hoje eu vejo mais do que muitos que enxergam”, afirma Luciana. O curso tem carga horária de 36 horas/aula e ocorre todas as sextas-feiras das 8h30min às 10h30min. Os interessados podem entrar em contato com o Centro de Geração de Renda pelo telefone 3671-4948 ou diretamente na Rua Marechal Floriano, 175, das 8h às 11h e das 13h30min às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário