terça-feira, 24 de abril de 2012

Fumicultura se consolida na região Sul do Estado

Produção em municípios como Canguçu, São Lourenço do Sul e Camaquã soma aproximadamente 46,7 mil toneladas, conforme dados da Afubra

A produção de tabaco no Brasil se concretiza nos municípios da região Sul do Estado. A cada ano é mais evidente a força produtiva das famílias de Canguçu, São Lourenço do Sul e Camaquã. Os três municípios juntos somam mais de 11,5 mil fumicultores, com uma produção estimada de 46,7 mil toneladas na safra 2011/2012, conforme dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). No ranking da fumicultura sulbrasileira, figuram entre os 10 principais municípios do setor, tanto em número de agricultores como em produtividade. Com produção estimada de 18 mil toneladas, Canguçu é o segundo maior produtor gaúcho, ficando na frente até mesmo de Santa Cruz do Sul.


Conforme o secretário da Afubra, Romeu Schneider, as propriedades da metade Sul do Estado são muito importantes para a cadeia produtiva, com volume crescente. “São municípios favoráveis para o cultivo de tabaco, com qualidade comprovada.” Além disso, embora não sejam lugares muito populosos, possuem a área rural bastante extensa. “O tabaco se destaca principalmente pela estrutura da agricultura familiar, com diversas pequenas propriedades”, explica. Atualmente, Canguçu é o município com maior número de propriedades familiares da América Latina, sendo mais de 4,8 mil destinadas à fumicultura.

A qualidade e o rendimento das lavouras de tabaco na zona Sul são similares aos resultados obtidos em regiões tradicionais.Essas novas fronteiras produtivas prometem vantagens para os agricultores e para a arrecadação dos municípios. De acordo com o prefeito de Camaquã, Enesto Molon, a produção de tabaco, juntamente com o cultivo de arroz, representa 30% da arrecadação municipal. “É uma das bases da nossa economia, tanto em arrecadação quanto em geração de emprego”, explica. Atualmente, são em torno de 2.594 produtores e produtividade estimada em 11,7 mil toneladas. “Nas últimas duas safras reduzimos a área plantada, mas a qualidade do tabaco está excelente. É um produto competitivo e muito procurado para exportação.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares