Prefeitura decretou situação de emergência nesse domingo
O prefeito Mário Roberto Utzig Filho decretou, nesse domingo, situação de emergência em Santa Bárbara do Sul, onde cerca de 40% da área urbana foi atingida pelo temporal com características de tornado no município do Alto Jacuí, na noite de sábado. Levantamento preliminar da Defesa Civil apontou 10 casas destruídas e mais de 200 danificadas total ou parcialmente. Dez pessoas ficaram feridas sem gravidade, mas as marcas da destruição impressionam. "Ainda não sei dizer o que realmente aconteceu, mas os estragos foram grandes", disse ontem Fábio Fernandes, morador de uma das casas destruídas na cidade de 8,8 mil habitantes.
O temporal começou por volta das 21h30min e, em cerca de cinco minutos, deixou metade da cidade seriamente afetada. "Estou desde as 7h fotografando os danos ocorridos e ainda não parei", relatou o chefe de gabinete da prefeitura, Goamar Garcia, no meio da tarde de domingo. "O cenário ao longo de quatro quadras é indescritível", falou. Entre os prédios atingidos estão a sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que ficou destruída, e a Escola Estadual Padre Lourenço.
O vento arrancou parte da cobertura do educandário e telhas de zinco foram lançadas sobre árvores próximas. Segundo Goamar, o governador Tarso Genro já colocou a estrutura da Defesa Civil estadual à disposição da comunidade e assegurou que os recursos serão liberados o mais breve possível para reconstrução da cidade.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Panambi, bombeiros voluntários da cidade e Defesa Civil passaram a noite ajudando as famílias, com a distribuição de lonas. Dez equipes da Rio Grande Energia (RGE) atuavam ontem para restabelecer o fornecimento de luz. Foi dada prioridade para a rede que abastece o Hospital Santa Bárbara Beneficente, mas na manhã desta segunda-feira o serviço já estava normalizado. A Corsan também trabalhava para o retorno do abastecimento de água na cidade.
Moradores têm apoio do Estado
Equipes da Defesa Civil do Estado prestaram apoio, nesse domingo, ao trabalho dos bombeiros em Santa Bárbara do Sul para minimizar os efeitos do desastre. Segundo o coordenador do órgão no município, sargento Lauro Brito Lopes, a ação buscou atender necessidades emergenciais, embora em parte das moradias atingidas o prejuízo tenha sido total. "Por se tratar de um município pequeno, com cerca de 8 mil habitantes, as 20 pessoas desalojadas foram acolhidas em casas de amigos e familiares", relatou. Conforme a Defesa Civil, os danos estão sendo contabilizados.
Tornados de inverno
Análise preliminar da MetSul Meteorologia aponta que o temporal que atingiu Santa Bárbara sábado foi causado por um tornado. Conforme a apuração, a estimativa é que as rajadas mais fortes de vento tenham alcançado entre 150 a 200 km/h. O Rio Grande do Sul tem histórico de tornados no inverno. Bom Jesus foi atingido por rajadas de até 90 quilômetros por hora na madrugada de 19 de julho de 2001. Em São Francisco de Paula, a passagem de um tornado deixou rastro de destruição em 8 de julho de 2003. Outros registros do fenômeno foram em Muitos Capões, no dia 29 de agosto de 2005, e no município de Canela, em 21 de julho de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário