A Polícia Civil recuperou 20 caminhões roubados pela quadrilha
A Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos realizou nesta terça-feira (20/11) a Operação Borboleta. A ação foi comandada pela delegada Vivian Calmeiéri do Nascimento. A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas e temporárias em nove municípios visando o desbaratamento de quadrilha de furto/roubo e receptação/desmanches/clonagem de veículos automotores na capital, região metropolitana e interior do Estado.
A operação contou com a participação de seis delegados de polícia e 150 agentes da Polícia Civil em 60 viaturas. Até o final da manhã 10 indivíduos envolvidos foram presos por roubo, receptação, e adulteração de sinais identificadores de veículos. Um indivíduo de 37 anos que foi preso em Cachoeirinha na manhã de hoje está sendo autuado em flagrante delito por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículo automotor, outros dois indivíduos foram presos em Gravataí, na RS 118 e também estão sendo autuados pelo delito de adulteração de sinais identificadores de veículos. Além destes dois municípios as ações de busca e prisão aconteceram nas cidades de Cruz Alta, Paverama, Teutonia, Guaíba, Barra do Ribeiro, São Leopoldo, Esteio e no Bairro Restinga em Porto Alegre. Foram apreendidos documentos, rádios comunicadores, balança digital, uma espingarda calibre 20 e um revólver calibre 38, veículos e partes de veículos com identificação suprimida.
Os veículos eram furtados ou roubados em Porto alegre nos Bairros São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Vila Farrapos e em Canoas, alguns eram trocados por drogas e outros eram levados para Gravataí, Guaíba, Cruz Alta e Barra do Ribeiro.
Segundo a delegada Vivian do Nascimento, as investigações se iniciaram no final de abril deste ano após a descoberta de um desmanche de caminhões e caminhonetes na área rural de Barra do Ribeiro. Durante oito meses de investigações foram coletados dados suficientes para demonstrar a vinculação dos presos e possibilitar o indiciamento do grupo criminoso por formação de quadrilha. Nesse período foram descobertos desmanches, realizadas vistorias em oficinas e lojas de auto-peças, foram ouvidas diversas vítimas de furto-roubo e extorsões, recuperados veículos e peças de veículos roubados, documentos, placas e realizadas prisões de alguns integrantes desta quadrilha. Ao todo foram identificados e recuperados 20 caminhões furtados e roubados pelo bando. Os presos após os procedimentos de polícia judiciária serão encaminhados ao Presídio Central da Capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário