Aumento de 28,98% para o magistério será feito em três parcelas até 2014. Sindicato pedia reajuste em parcela única ainda em 2012.
Os deputados estaduais do Rio Grande do Sul aprovaram na manhã desta quarta-feira (19) o reajuste salarial de 28,98% parcelado em três vezes para os professores estaduais. A decisão contraria o pedido do sindicato dos professores do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato), que queria o aumento em parcela única ainda em 2012.
O acréscimo será feito em 6,5%, em novembro de 2013; 6,5%, em maio de 2014, e 13,72%, em novembro de 2014. Os professores ocuparam as galerias da assembleia legislativa e protestaram contra a opção dos deputados. Após a votação, a sessão foi suspensa por causa da manifestação.
Dos 27 deputados presentes, 26 votaram a favor do projeto. Apenas Catarina Paladini (PSB) foi contrário. O projeto de lei seria votado na terça-feira (18), mas teve que ser adiado por falta de quórum.
Sindicato promete seguir pressionando o governo
O Sindicato dos Professores promete seguir pressionando o governo em busca do pagamento do piso salarial nacional. Após a votação, a presidente do Cpers, Rejane de Oliveira, se mostrou decepcionada com a votação dos deputados.
“Achamos que os deputados da base aliada se tornaram cúmplices de uma politica de governo de não cumprimento de direito dos trabalhadores constituído em lei. O legislativo deveria respeitar a lei vigente. Eles autorizaram o governador a ser um descumpridor da lei. Isso é muito grave. A lei do piso nacional é fruto da luta dos trabalhadores de todo o país. Vamos dar uma resposta a altura. Vamos denunciar o governo e os deputados, vamos anotar cada deputado que traiu os professores”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário