Meningite e pneumonia são as doenças que mais preocupam
Foto: Claudio Vaz / Agencia RBS |
Meningite e pneumonia estão no topo de uma lista com 16 doenças que mais preocupam os pais quando o assunto é a saúde dos filhos. É o que dizem 40% dos participantes da pesquisa Vacinação Infantil e Doenças Pneumocócicas (em inglês Childhood Vaccination and Pneumococcal Disease Survey), encomendada pela Pfizer, que envolveu 6,5 mil homens e mulheres de 13 países, incluindo o Brasil. As duas doenças foram mencionadas por 54% dos brasileiros que participaram do estudo.
Entre os objetivos da pesquisa estavam compreender o comportamento dos pais em relação à vacinação infantil em geral, identificar o nível de conhecimento sobre doenças pneumocócicas (DP), seus riscos em relação à saúde das crianças, bem como os cuidados e atitudes de prevenção.
Quando perguntados sobre as doenças que mais preocupam, as doenças pneumocócicas foram apontadas somente por 5% no total e 1% no Brasil. Isso porque, entre todos os entrevistados, 68% informaram não conhecer a DP. No Brasil, esse desconhecimento é um pouco menor, mas ainda assim significativo: 55%. Esse índice se torna mais preocupante porque 87% dos entrevistados no Brasil dizem desconhecer os graves riscos que a DP traz à saúde das crianças.
— É alarmante perceber a falta de conhecimento dos graves riscos da DP, porque ela é responsável por cerca de 1,6 milhão de mortes anuais, especialmente em crianças menores de cinco anos e adultos acima de 65 anos — comenta Renato Kfouri, pediatra e presidente da Associação Brasileira de Imunização (SBIM).
O especialista alerta que a doença é um risco significativo para a saúde pública e uma das principais causas de morte evitáveis por vacina entre crianças. Entretanto, 64% dos entrevistados brasileiros não vacinaram seus filhos contra doenças pneumocócicas.
— É importante esclarecer que a DP é complexa e pode causar uma variedade de doenças, incluindo as tão temidas meningite e pneumonia — alerta Kfouri.
A vacina pneumocócica foi incluída no calendário básico de vacinação infantil do Sistema Único de Saúde em 2010.
A DP pode levar à hospitalização e também causar incapacidade permanente, tais como surdez, cegueira, paralisia, ou mesmo a morte. A DP é complexa e conjuga um grupo de enfermidades causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (S.pneumoniae), também conhecida como pneumococo.
Ele pode se colonizar no trato respiratório superior, causando vários tipos de doenças, inclusive doença pneumocócica invasiva (DPI), na qual as bactérias entram na corrente sanguínea ou em outros locais estéreis. Entre as DPIs incluem-se bacteremia/septicemia (infecções bacterianas do sangue) e meningite (inflamação da membrana que reveste a medula espinhal ou o cérebro). A bactéria S. pneumoniae também pode se propagar pelo nariz e garganta até o trato respiratório inferior e ouvido, o que pode resultar em doenças pneumocócicas não invasivas, incluindo pneumonia e otite média (infecção do ouvido médio).
Fonte:ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário