Chuva alagou estacionamento lotado de carros em Caxias do SulFoto: Gabriel Abreu |
A instabilidade que atingiu a região na tarde desta terça-feira entrou no Estado pela fronteira com o Uruguai. Pela manhã, choveu forte em cidades como Bagé e Caçapava do Sul. À tarde, passou pela Região Metropolitana e se intensificou ao subir a Serra, por influência do relevo.
Sempre que sobe para uma região mais alta, a nuvem de instabilidade é obrigada a ir para mais alto na atmosfera, onde encontra regiões mais frias, e acaba se intensificando — explica a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia.
De acordo com a estação meteorológica da RBS instalada no prédio do Pioneiro, no bairro Santa Catarina, em menos de uma hora choveu 75 milímetros em Caxias.
É a metade da média prevista para o mês. Ou seja: em uma hora choveu o que deveria chover em 15 dias — estima Estael.
A última chuva forte na cidade foi observada no dia 12 de janeiro, quando a precipitação foi de 82 milímetros. No último domingo, dia 5 de fevereiro, a medição do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 48 mm de chuva.
Barco representa o pedido de socorro dos moradores da Rua Ângelo Chiarello Foto: Rodrigo Neves, divulgação |
A chuva deixou pontos de alagamento na tarde desta terça-feira em Caxias do Sul. Os bairros Santa Lúcia, São José, Fátima, Santa Catarina e Santa Fé estão entre os atingidos. Há casos até regiões que não costumam alagar, como a do Sagrada Família.
Os motoristas devem ficar atentos ao circular pela Rua Pio XII, no bairro Santa Catarina, um dos pontos mais críticos. Há carros circulando pela contramão para escapar dos alagamentos próximo à esquina da Rua Angelo Chiarello.
No bairro Santa Catarina, o leitor Rodrigo Tonioli Neves registrou o alagamento da Rua Ângelo Chiarello. Um barco, feito de papelão, representa o pedido de socorro da comunidade.
De acordo com Édio Elói Frizzo,Secretário de Obras e Serviços Públicos, 90% da cidade está alagada.
Conforme a Rio Grande Energia (RGE), o serviço de fornecimento de energia voltou a funcionar em todos os bairros da cidade. Durante mais de uma hora, 62 mil clientes ficaram sem luz em Caxias do Sul.
Fonte:ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário