Novo pacote do governo federal vale até agosto e vai elevar prazo das parcelas
O governo cortou impostos e juros de carros, reduziu impostos para financiamentos e aumentou o prazo para comprar os veículos a prazo. Também foram anunciados juros menores do BNDES para empresas. As medidas foram anunciadas ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tentar estimular a economia, diante do agravamento da crise econômica global.
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros nacionais de até 1.000 cilindradas cai de 7% para zero. A redução vale até 31 de agosto. Em contrapartida, as fábricas de carros se comprometeram a não demitir funcionários. Com a redução do IPI, o governo deve deixar de arrecadar R$ 1,2 bilhão.
As montadoras também se comprometeram a dar descontos no preço de tabela dos carros. Os automóveis de até 1.000 cilindradas, por exemplo, terão desconto de 2,5% sobre a tabela vigente. O objetivo é reduzir o custo dos carros em 10% nas lojas.
O governo também diminuiu o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para todas as operações de crédito de pessoas físicas de 2,5% para 1,5% ao ano. A redução do IPI vale até 31 de agosto e a do IOF começa hoje, sem prazo definido para acabar. A renúncia fiscal das medidas anunciadas é de R$ 2,1 bilhões em três meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário