Bandidos utilizam chassi de veículos da polícia arrematados em leilão para esquentar automóveis
Carlos Roberto Santos da Silva conseguiu recuperar Blazer levada por bandidos mas não pode circular Foto: Lívia Stumpf |
Arrematadas em leilões oficiais, viaturas das polícias estão sendo utilizadas para esquentar carros roubados no Estado.
O esquema foi revelado no domingo pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em reportagem produzida pela RBS TV.
Atraídos pelo valor baixo com que são negociadas viaturas acidentadas ou em péssimas condições, bandidos frequentam os pregões de olho no chassi e nos documentos desses carros.
Após arrematá-los, roubam um veículo de igual modelo para fazer a transformação: carcaça e partes do automóvel roubado são transplantados para o chassi da sucata. O automóvel híbrido, fruto dessa montagem, passa a circular com o documento do que um dia foi um carro da polícia.
Com câmera escondida, a reportagem esteve em leilão promovido pela Central de Compras do Estado (Cecom), em 2 de março. Na ocasião, estavam à venda mais de 250 veículos oficiais – muitos totalmente destruídos e até sem motor, mas, negociados com documentos por valores baixos, como R$ 1,2 mil reais.
Pelas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), um veículo com perda total só pode ser vendido para o aproveitamento de peças, sem documentos.
Suspeito com prisão decretada participou de leilão oficial
— Não podiam ter sido negociados em leilão como veículos. Deveria ter sido dada baixa na documentação e vendido somente como sucata — disse a delegada Vivian do Nascimento, da Delegacia de Roubo de Veículos de Porto Alegre, após receber da reportagem a lista de carros arrematados.
Entre os frequentadores do leilão, estava Ramires da Costa, o Alemão Ramires, gravado circulando entre os compradores no dia em que estava com prisão temporária decretada pela Justiça.
Capturado na semana seguinte, ele é apontado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) como um dos principais responsáveis por aplicar o golpe no Estado.
A quadrilha dele seria a responsável pelo roubo de 300 carros, conforme as investigações. Segundo depoimento informal de um comparsa, gravado pela polícia, ele teria arrematado uma Kombi e dois Vectras no leilão.
Fonte:ZH
Nenhum comentário:
Postar um comentário