sexta-feira, 3 de agosto de 2012

TIM, Oi e Claro podem retomar vendas a partir de hoje, anuncia Anatel

As vendas foram proibidas pela Anatel no dia 23 de julho, como forma de punição pela má qualidade dos serviços prestados.

Depois de 11 dias de proibição, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira a liberação da venda de novas linhas de celulares e internet das operadoras TIM, Claro e Oi a partir destas sexta-feira (3). Mas disse que vai fiscalizar trimestralmente o cumprimento de exigências de melhoria impostas às empresas. O próximo relatório será divulgado em novembro, após as eleições.

Os parâmetros usados nas próximas avaliações serão três: qualidade no atendimento aos clientes nas centrais telefônicas (call center), queda do número de ligações interrompidas e o cumprimento de taxas de transmissão de dados e voz. Se as metas não forem atendidas, a Anatel diz que pode retomar a suspensão.

No caso de 84 cidades com mais de 300 mil habitantes, segundo João Batista Rezende, presidente da agência, o acompanhamento será feito “antena por antena”. Rezende prometeu ainda aumento do número de atendentes nos call-centers, que deverão ter melhorias em 15 dias. "No caso do call center, é possível resolver no curtíssimo prazo", afirmou.

As vendas foram proibidas pela Anatel no dia 23 de julho, como forma de punição pela má qualidade dos serviços prestados. Como exigência para a liberação, as operadoras tiveram que apresentar planos de investimentos na qualidade da rede e no atendimento aos clientes. A TIM foi proibida de vender em 18 estados e no Distrito Federal, a Oi, em cinco, e a Claro, em três.

Investimento

Segundo a agência, os planos de investimentos apresentados pelas empresas para melhoria dos serviços somam R$ 20 bilhões até 2014. O valor é R$ 4 bilhões maior que o previsto anteriormente.

Este aumento nos investimentos deve ser viabilizado por antecipação ou remanejamento de outros gastos, segundo a Anatel.

Os planos aprovados pela agência somam R$ 8,2 bilhões pela TIM, R$ 6,3 bilhões pela Claro, R$ 5,5 bilhões pela Oi.

Atendimento

Rezende disse ainda que o serviço oferecido aos usuários deve começar a melhorar em um período de quatro a seis meses: "vamos acompanhar a qualidade diariamente, e não só daqui a três meses. Evidente que vamos apertar o 'parafuso' trimestralmente, caso as empresas não estejam evoluindo em seus compromissos estabelecidos com a agência".

Em nota a imprensa, a Oi considerou “positiva” a decisão da Anatel. Da mesma forma, a Tim distribuiu texto em que afirma ter assumido compromisso com a execução do Plano de Ações de Melhoria da Prestação de Serviço Móvel da Anatel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

lista

Postagens populares