As vendas foram proibidas pela Anatel no dia 23 de julho, como forma de punição pela má qualidade dos serviços prestados.
Depois de 11 dias de proibição, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira a liberação da venda de novas linhas de celulares e internet das operadoras TIM, Claro e Oi a partir destas sexta-feira (3). Mas disse que vai fiscalizar trimestralmente o cumprimento de exigências de melhoria impostas às empresas. O próximo relatório será divulgado em novembro, após as eleições.
Os parâmetros usados nas próximas avaliações serão três: qualidade no atendimento aos clientes nas centrais telefônicas (call center), queda do número de ligações interrompidas e o cumprimento de taxas de transmissão de dados e voz. Se as metas não forem atendidas, a Anatel diz que pode retomar a suspensão.
No caso de 84 cidades com mais de 300 mil habitantes, segundo João Batista Rezende, presidente da agência, o acompanhamento será feito “antena por antena”. Rezende prometeu ainda aumento do número de atendentes nos call-centers, que deverão ter melhorias em 15 dias. "No caso do call center, é possível resolver no curtíssimo prazo", afirmou.
As vendas foram proibidas pela Anatel no dia 23 de julho, como forma de punição pela má qualidade dos serviços prestados. Como exigência para a liberação, as operadoras tiveram que apresentar planos de investimentos na qualidade da rede e no atendimento aos clientes. A TIM foi proibida de vender em 18 estados e no Distrito Federal, a Oi, em cinco, e a Claro, em três.
Investimento
Segundo a agência, os planos de investimentos apresentados pelas empresas para melhoria dos serviços somam R$ 20 bilhões até 2014. O valor é R$ 4 bilhões maior que o previsto anteriormente.
Este aumento nos investimentos deve ser viabilizado por antecipação ou remanejamento de outros gastos, segundo a Anatel.
Os planos aprovados pela agência somam R$ 8,2 bilhões pela TIM, R$ 6,3 bilhões pela Claro, R$ 5,5 bilhões pela Oi.
Atendimento
Rezende disse ainda que o serviço oferecido aos usuários deve começar a melhorar em um período de quatro a seis meses: "vamos acompanhar a qualidade diariamente, e não só daqui a três meses. Evidente que vamos apertar o 'parafuso' trimestralmente, caso as empresas não estejam evoluindo em seus compromissos estabelecidos com a agência".
Em nota a imprensa, a Oi considerou “positiva” a decisão da Anatel. Da mesma forma, a Tim distribuiu texto em que afirma ter assumido compromisso com a execução do Plano de Ações de Melhoria da Prestação de Serviço Móvel da Anatel.
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